Pular para o conteúdo principal

São Luís inicia oferta da Pneumo 20; saiba quem pode se vacinar

 Novo imunizante protege contra pneumonia e meningite.




Vacina Pneumo 20. / Ministério da Saúde)





SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) anunciou a disponibilização da vacina Pneumo 20 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Luís. O novo imunizante integra a estratégia do Ministério da Saúde para ampliar a proteção contra doenças graves causadas pela bactéria pneumocócica, como pneumonia, meningite e otite.


A oferta da dose segue os critérios técnicos estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com a medida, a gestão municipal busca reduzir os índices de internações e complicações de saúde, especialmente entre as populações consideradas mais vulneráveis.



Grupos prioritários para a vacina Pneumo 20
Neste primeiro momento, a imunização não será aplicada de forma indiscriminada. As equipes de saúde realizarão uma triagem rigorosa para garantir que o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde seja atendido prioritariamente.

Pneumo 20: quem pode tomar?

Crianças: menores de 5 anos de idade;
Povos indígenas: pessoas com mais de 5 anos que não possuam histórico de vacinação pneumocócica conjugada;

Idosos: pessoas com 60 anos ou mais que estejam acamados ou vivendo em instituições de longa permanência;
Condições especiais: pacientes atendidos pelos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) com condições clínicas específicas
Como ter acesso à vacina Pneumo 20 nas UBS
Para receber o imunizante, o cidadão pertencente aos grupos prioritários deve se deslocar até a unidade de saúde mais próxima. É indispensável a apresentação de um documento de identificação oficial e o cartão de vacinação.

De acordo com a Secretaria de Saúde, antes da aplicação da vacina Pneumo 20, os profissionais das UBS farão uma análise criteriosa do histórico vacinal do paciente. O procedimento serve para verificar quais esquemas já foram recebidos anteriormente e confirmar se há a indicação precisa para a nova dose, conforme as recomendações oficiais de saúde pública.

A expectativa é que a ampliação dessa rede de proteção ajude a evitar casos graves de infecções pneumocócicas em São Luís, garantindo maior segurança sanitária para crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Médico maranhense é encontrado morto em casa e causa comoção nas redes sociais

O médico Gilson Moraes, especialista em Oncologia, foi encontrado morto em sua residência nesta quinta-feira, 24 de julho. Ele tinha 47 anos.   O médico atuava no Hospital Aldenora Bello e na UDI Rede D’or, sendo muito elogiado por sua atuação. Ele é formado pela UFMA no ano de 2003, mas também tinha registros no CRM do DF e de Minas Gerais. A sua morte trouxe comoção nas redes sociais com muitos depoimentos de pessoas que foram atendidas pelo profissional, que era classificado como médico humano e muito competente.

Tragédi4 na Estrada do Araçagi: jovem tem corpo partido ao meio, após acidente de moto

  Na noite desta quarta-feira (09), um gr4ve acidente resultou na morte de um jovem motociclista na Estrada do Araçagi. Segundo informações preliminares, a vítim4 participava de um encontro informal entre motociclistas, conhecido como "rolezinho", quando estava voltando pra casa perdeu o controle do veículo e colid1u violent4mente contra um poste. A força do imp4cto foi extrema, provocando ferimentos f4tais. Equipes de emergência foram acionadas, mas infelizmente o jovem não resistlu. O caso está sendo investigado pelas autoridades competentes para apurar as circunstâncias do acidente.

Morre em São Luís o diretor da TV Cidade, Marco Antônio Vieira da Silva

  Morre em São Luís o diretor da TV Cidade, Marco Antônio Vieira da Silva Morreu neste sábado (2), em São Luís, o empresário, político e ex-diretor da TV Cidade, Marco Antônio Vieira da Silva. Ele tinha 78 anos e estava internado em um hospital da capital. A causa do falecimento foi falência múltipla de órgãos. O velório será realizado no domingo (3), no Pax União, no centro da cidade, a partir das 8 horas. Nascido em Curitiba-PR, em 15 de agosto de 1946, Marco Antônio Almeida Vieira da Silva, filho do empresário e ex-deputado federal Raimundo Vieira da Silva, cresceu em São Luís. Adulto, iniciou sua trajetória no setor de comunicação no grupo familiar que, em 1979, fundou a TV Ribamar, posteriormente rebatizada de TV Cidade. Além de sua atuação como gestor, Marco Antônio também foi jornalista e apresentador, comandando o programa "Cidade Aberta". A atração era um espaço de debates sobre política e temas comunitários, e se tornou uma referência na mídia local. Além da sua atu...