Pular para o conteúdo principal

Clínica no bairro Renascença é parcialmente interditada após fiscalização do MP-MA

 Vistoria encontrou lixo infectante, falhas na rota de fuga e materiais fora da validade; consultórios e atendimento ambulatorial seguem funcionando.



Durante a vistoria, os órgãos identificaram diversas irregularidades na unidade.





SÃO LUÍS – Uma unidade de saúde localizada no bairro Renascença, em São Luís, foi parcialmente interditada na manhã desta sexta-feira (26), após fiscalização do Ministério Público do Maranhão (MP-MA). Segundo a Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor, o local não apresentava condições adequadas de funcionamento, o que levou ao fechamento de setores da área hospitalar.


A inspeção foi realizada após denúncias recebidas pelo Ministério Público e contou com apoio do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária, do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA) e do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA).


Fiscalização encontrou falhas em setores críticos
Durante a vistoria, os órgãos identificaram diversas irregularidades na unidade. Por causa dos problemas, foram interditados o centro cirúrgico, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, a farmácia central e o 4º andar do prédio.

De acordo com a promotora Líia Cavalcante, o Corpo de Bombeiros também constatou problemas na rota de fuga da unidade, o que reforçou a decisão de interdição parcial.

Medicamentos vencidos e sinais de abandono
Segundo a promotora, as situações mais graves foram encontradas na farmácia central, onde havia medicamentos vencidos, e no centro cirúrgico e na UTI neonatal, onde a equipe encontrou mofo, sinais de abandono e materiais fora do prazo de validade.

Todas as salas de cirurgia foram interditadas. A área de assepsia também foi fechada. Conforme o Ministério Público, a parte hospitalar da unidade não tem condições de funcionar neste momento.

“A parte hospitalar não tem condições. É perigoso receber qualquer tipo de paciente em um lugar com mofo, ácaro e esse tipo de desorganização”, afirmou a promotora.

Área ambulatorial segue em funcionamento
A área ambulatorial, que funciona no térreo, não foi interditada. Segundo Líia Cavalcante, não foram encontrados problemas nesse setor, e os consultórios seguem funcionando normalmente.

A promotora afirmou que a unidade tem boa estrutura física, mas enfrenta falhas graves de funcionamento. Para ela, a situação expõe pacientes e profissionais a riscos.

“Para quem está com a saúde vulnerável, é muito perigoso. Por isso, hoje, a parte hospitalar está fechada”, declarou.

Lixo infectante chamou atenção da fiscalização
Do lado de fora da unidade, a fiscalização encontrou acúmulo de lixo hospitalar infectante. Segundo a promotora, a administração já havia sido notificada anteriormente sobre o problema, mas não adotou providências.

“O primeiro lugar que eu fui foi o acúmulo de lixo hospitalar, lixo infectante, que já estava quase da minha altura”, disse.

Órgãos cobram providências da administração
Ainda de acordo com Líia Cavalcante, o Ministério Público, o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária, o Conselho Regional de Medicina e o Conselho Regional de Enfermagem já haviam solicitado posicionamento e providências à administração da unidade, mas não receberam resposta.

A reportagem também solicitou nota de posicionamento da administração da unidade de saúde, mas não obteve retorno até a última atualização deste texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Médico maranhense é encontrado morto em casa e causa comoção nas redes sociais

O médico Gilson Moraes, especialista em Oncologia, foi encontrado morto em sua residência nesta quinta-feira, 24 de julho. Ele tinha 47 anos.   O médico atuava no Hospital Aldenora Bello e na UDI Rede D’or, sendo muito elogiado por sua atuação. Ele é formado pela UFMA no ano de 2003, mas também tinha registros no CRM do DF e de Minas Gerais. A sua morte trouxe comoção nas redes sociais com muitos depoimentos de pessoas que foram atendidas pelo profissional, que era classificado como médico humano e muito competente.

Tragédi4 na Estrada do Araçagi: jovem tem corpo partido ao meio, após acidente de moto

  Na noite desta quarta-feira (09), um gr4ve acidente resultou na morte de um jovem motociclista na Estrada do Araçagi. Segundo informações preliminares, a vítim4 participava de um encontro informal entre motociclistas, conhecido como "rolezinho", quando estava voltando pra casa perdeu o controle do veículo e colid1u violent4mente contra um poste. A força do imp4cto foi extrema, provocando ferimentos f4tais. Equipes de emergência foram acionadas, mas infelizmente o jovem não resistlu. O caso está sendo investigado pelas autoridades competentes para apurar as circunstâncias do acidente.

Morre em São Luís o diretor da TV Cidade, Marco Antônio Vieira da Silva

  Morre em São Luís o diretor da TV Cidade, Marco Antônio Vieira da Silva Morreu neste sábado (2), em São Luís, o empresário, político e ex-diretor da TV Cidade, Marco Antônio Vieira da Silva. Ele tinha 78 anos e estava internado em um hospital da capital. A causa do falecimento foi falência múltipla de órgãos. O velório será realizado no domingo (3), no Pax União, no centro da cidade, a partir das 8 horas. Nascido em Curitiba-PR, em 15 de agosto de 1946, Marco Antônio Almeida Vieira da Silva, filho do empresário e ex-deputado federal Raimundo Vieira da Silva, cresceu em São Luís. Adulto, iniciou sua trajetória no setor de comunicação no grupo familiar que, em 1979, fundou a TV Ribamar, posteriormente rebatizada de TV Cidade. Além de sua atuação como gestor, Marco Antônio também foi jornalista e apresentador, comandando o programa "Cidade Aberta". A atração era um espaço de debates sobre política e temas comunitários, e se tornou uma referência na mídia local. Além da sua atu...