A Assembleia Legislativa do Maranhão instalou, nesta quinta-feira (28), a Frente Parlamentar em Defesa do SUS, dos Profissionais da Saúde e dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias. O grupo recebeu a assinatura de 27 deputados e tem como objetivo monitorar, articular e propor medidas legislativas para fortalecer o sistema público de saúde e garantir melhores condições de trabalho aos profissionais da área.
A solenidade foi conduzida pela presidente da Alema, Iracema Vale (PSB). O deputado Antônio Pereira (PSB) assumiu a presidência da Frente, tendo como relator Davi Brandão (PSB). Também participaram os deputados Adelmo Soares, Florêncio Neto e Daniella (todos do PSB), além dos secretários de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, técnicos e representantes da categoria.
Na primeira reunião, foram apresentadas duas demandas prioritárias: reforço na entrega de tablets usados no abastecimento de dados ao Ministério da Saúde e a criação de um projeto de lei para instituir a política estadual de cofinanciamento e premiação dos agentes comunitários e de combate às endemias.
O secretário Tiago Fernandes destacou o caráter inédito da iniciativa, ressaltando o alinhamento entre governo e Assembleia. Já a presidente da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde, Shirlene Sousa Pires, afirmou que a Frente abrirá espaço para discutir políticas de valorização dos trabalhadores.
A Frente também terá como missão acompanhar a execução das políticas públicas de saúde, fiscalizar a aplicação dos recursos e propor emendas aos instrumentos orçamentários.
Comentários
Postar um comentário