Pular para o conteúdo principal

Mário Macieira, ex-presidente da OAB-MA, morre aos 54 anos em São Luís

 Advogado enfrentava complicações hepáticas desde 2024 e estava internado em estado grave no UDI Hospital. Sua atuação marcou a história da advocacia maranhense.







SÃO LUÍS - O advogado e ex-presidente da OAB-MA, Mário Macieira, faleceu nesta quinta-feira (31), aos 54 anos, em São Luís. Ele estava internado em estado grave no UDI Hospital, devido a complicações hepáticas.


Desde 2024, Mário Macieira enfrentava uma grave condição de saúde. Em julho, foi diagnosticado com esteatose hepática metabólica, que evoluiu rapidamente para uma síndrome hepatorrenal, quadro crítico que levou à sua internação. Com o agravamento e episódios de hemorragia, foi transferido em UTI aérea para o Rio de Janeiro, onde passou por tratamento intensivo.



Em 2024 foi submetido a um bem sucedido transplante de fígado. No final do mês de junho de 2025, Mário Macieira passou por nova internação, para tratar de uma infecção, tendo o seu quadro se agravado nos últimos dias.


Legado na advocacia

Advogado, professor universitário e ex-presidente da OAB-MA, Mário Macieira foi um dos grandes juristas da história recente do Maranhão, reconhecido por sua atuação firme, ética e profundamente comprometida com a justiça social.


Nascido em São Luís, no dia 18 de setembro de 1970, Mário era filho de Roberto Macieira (ex-prefeito de São Luís) e Simone Macieira (ex-vereadora da capital), ambos já falecidos. Desde jovem, demonstrou vocação para liderança e engajamento social, atuando como líder estudantil no Colégio Marista Maranhense e, posteriormente, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).


Graduou-se em Direito pela UFMA em maio de 1993, e já no ano seguinte iniciou sua carreira como professor universitário, lecionando disciplinas como Introdução ao Estudo do Direito e Filosofia do Direito. Ao longo de décadas, formou diversas gerações de juristas, conquistando o respeito e admiração de alunos — muitos dos quais hoje ocupam cargos públicos e posições de destaque na advocacia.


Foi também mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde ingressou em primeiro lugar no processo seletivo.


Atuação profissional e institucional

Em 1994, fundou o escritório Macieira, Nunes, Zagallo & Advogados Associados, com atuação especializada na assessoria jurídica a entidades sindicais de trabalhadores e servidores públicos. Destacou-se especialmente na defesa dos interesses do SINDSEP (Sindicato dos Servidores Públicos do Maranhão) e do SINTSPREV (Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social), mantendo essa atuação por mais de três décadas.


Foi eleito presidente da OAB-MA em 2009, para o triênio 2010–2012, e reeleito com mais de 70% dos votos para o mandato 2013–2015. Sua gestão foi marcada por:


Defesa firme das prerrogativas da advocacia.


Fortalecimento da prestação de serviços da OAB


Mediação de conflitos sociais, como a greve da Polícia Militar


Denúncia de violações de direitos humanos no sistema prisional perante a Corte Interamericana de Justiça


Reconhecimento pela brilhante oratória e postura republicana


Após deixar a presidência da OAB-MA, manteve-se atuante tanto no escritório quanto na comunidade acadêmica jurídica.


Mário Macieira foi pai de quatro filhos: Maria Luísa, Francisco José, Catarina e Pedro Augusto (in memoriam). Sua trajetória pessoal foi marcada por afeto, dedicação à família e profundo senso de responsabilidade social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um empresário é morto a tiros na Grande São Luís

 Pelas informações, o empresário, dono de uma revenda de gás, reagiu a um assalto acabou levando o tiro fatal. O empresário Ivan Monteiro, conhecido como "Ivan do Gas", foi assassinado a tiros, na manhã desta quinta-feira (30), no Residencial Turiü-ba, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luis Pelas informações, o empresário, que trabalhava no ramo de revenda e distribuição de gás, foi vitima de um assalto Ao reagir, Ivan foi atingido por um disparo fatal na artéria femoral, o que provocou um sangramento grave. Um vídeo que circula em grupos de what-sapp mostra o momento do ataque contra o empresário. O empresário chegou a ser so-corrido imediatamente e levado ao hospital da cidade, mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu. A policia trabalha para identificar e prender os autores da ação criminosa.

O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4).

  O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4) após sofrer uma queda em sua residência, localizada em Santana, na zona norte de São Paulo. No momento do acidente, ele estava acompanhado por um cuidador da família e estava lúcido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado. Segundo a assessoria de imprensa do artista, a ambulância demorou a chegar. Rayol foi levado ao Hospital HSanp, também em Santana, onde foi atendido por um corte na cabeça. Reconhecido por sua voz de barítono, Agnaldo Rayol fez carreira como cantor e apresentador em várias atrações da televisão brasileira. Entre seus maiores sucessos estão as interpretações de canções italianas, como “Mia Gioconda” e “Tormento D’Amore”. Em nota, a assessoria do cantor ressaltou a importância de sua trajetória: “Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agra...

Médico maranhense é encontrado morto em casa e causa comoção nas redes sociais

O médico Gilson Moraes, especialista em Oncologia, foi encontrado morto em sua residência nesta quinta-feira, 24 de julho. Ele tinha 47 anos.   O médico atuava no Hospital Aldenora Bello e na UDI Rede D’or, sendo muito elogiado por sua atuação. Ele é formado pela UFMA no ano de 2003, mas também tinha registros no CRM do DF e de Minas Gerais. A sua morte trouxe comoção nas redes sociais com muitos depoimentos de pessoas que foram atendidas pelo profissional, que era classificado como médico humano e muito competente.