A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia, nesta sexta-feira (31), a distribuição de 7,9 mil testes rápidos para detectar a dengue. Os testes serão enviados para 18 Unidades Regionais de Saúde (URS), além dos muni-cípios de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Alcântara, da Região Metropolitana.
"Estamos fortalecendo as estratégias de diagnóstico da dengue com a distribuição dos testes rápidos. Ainda assim, para o enfrentamento das arboviroses, é neces-sário manter ações conjuntas, e com o apoio da popu-lação, para diminuir os números de casos e óbitos por dengue, chikungunya, zika e oropouche", disse o secre-tário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Os testes rápidos repassados pelo Ministério da Saúde visam ampliar o diagnóstico precoce da dengue, e es-tarão disponíveis prioritariamente em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais de urgência e emergência, além de maternidades, localizadas em municípios com histórico epidemiológico de dengue e que apresentam aumento de notificações, óbitos em investigação ou casos confirmados.
A superintendente de Epidemiologia e Controle de Do-enças da SES, Dalila Santos, destacou a importância da distribuição dos testes como estratégia para o diag-nóstico da dengue. "Eles são uma das principais ferra-mentas para a identificação precoce dos casos, o que é essencial para evitar surtos e epidemias. A partir da análise da situação epidemiológica de cada região, os testes também auxiliarão na implementação de medi-das preventivas contra o mosquito Aedes aegypti", explicou.
Este post foi publicado em Notícias em 30/01/2025.
Comentários
Postar um comentário