Pular para o conteúdo principal

Ponte sobre o rio Itapecuru sofre com a falta de manutenção

 Construída no final da década de 80, a ponte é a principal via de acesso por terra a um dos mais importantes polos turísticos do Maranhão.



Ponte Monsenhor Luís Alves Madureira apresenta rachaduras no asfalto.



ROSÁRIO - A ponte Monsenhor Luís Alves Madureira, construída sobre o rio Itapecuru em Rosário, interior do Maranhão, apresenta problemas visíveis devido a falta de manutenção. 

A ponte foi construída no final da década de 80, e é a principal via de acesso por terra a um dos mais importantes polos turísticos do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.


Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi realizada uma inspeção no local no ano passado que garante que não há risco na estrutura. Entretanto, quem trafega pelo local, teme que algo possa acontecer com a estrutura.


Os problemas são visíveis e graves. Em vários trechos, há fissuras na pista que vão de um lado a outro na linha larga do asfalto às muretas de contenção. Os buracos também já surgem sobre a ponte e são rasos, aumentando o risco para os motoristas.

As laterais da ponte deveriam ser usadas por pedestres e ciclistas, entretanto, sem espaço e com a falta de segurança nas passarelas, eles acabam se arriscando e trafegam entre os carros.

"O espaço é pequeno para passar aqui dentro. Quando a gente vem andando sozinha, aí dá, mas de bicicleta não tem como. O jeito é vir por cima e é muito arriscado", disse Maria Francisca Pereira, pescadora.

A grande lateral da ponte está enferrujada e por isso, as pessoas evitam se segurar nelas, um perigo que fica ainda maior devido a altura do guarda corpo. Ele mal passa de 1,30 metros e as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), definem altura mínima de 1,10 para essa proteção.

Ainda de acordo com o DNIT, a ponte foi inspecionada e aguarda a conclusão do laudo técnico. O departamento reforça ainda que não há risco iminente na estrutura e garante a trafegabilidade de veículos. Mas, quem vive na área, tem uma opinião diferente sobre o assunto.

Em nota, o DNIT afirmou que a ponte foi vistoriada em dezembro de 2024 e que a equipe técnica identificou falhas na estrutura em alguns pontos da laje do tabuleiro.

Ainda na nota, o departamento diz ainda que o trecho está em uma rodovia estadual, mas que por decisão liminar, está sob a responsabilidade do departamento e por isso, solicitou novos levantamentos para verificar o comportamento estrutural da ponte e reforçou, que não há interrupção no tráfego porque não foram identificados problemas que comprometem a estabilidade na ponte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um empresário é morto a tiros na Grande São Luís

 Pelas informações, o empresário, dono de uma revenda de gás, reagiu a um assalto acabou levando o tiro fatal. O empresário Ivan Monteiro, conhecido como "Ivan do Gas", foi assassinado a tiros, na manhã desta quinta-feira (30), no Residencial Turiü-ba, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luis Pelas informações, o empresário, que trabalhava no ramo de revenda e distribuição de gás, foi vitima de um assalto Ao reagir, Ivan foi atingido por um disparo fatal na artéria femoral, o que provocou um sangramento grave. Um vídeo que circula em grupos de what-sapp mostra o momento do ataque contra o empresário. O empresário chegou a ser so-corrido imediatamente e levado ao hospital da cidade, mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu. A policia trabalha para identificar e prender os autores da ação criminosa.

O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4).

  O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4) após sofrer uma queda em sua residência, localizada em Santana, na zona norte de São Paulo. No momento do acidente, ele estava acompanhado por um cuidador da família e estava lúcido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado. Segundo a assessoria de imprensa do artista, a ambulância demorou a chegar. Rayol foi levado ao Hospital HSanp, também em Santana, onde foi atendido por um corte na cabeça. Reconhecido por sua voz de barítono, Agnaldo Rayol fez carreira como cantor e apresentador em várias atrações da televisão brasileira. Entre seus maiores sucessos estão as interpretações de canções italianas, como “Mia Gioconda” e “Tormento D’Amore”. Em nota, a assessoria do cantor ressaltou a importância de sua trajetória: “Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agra...

Médico maranhense é encontrado morto em casa e causa comoção nas redes sociais

O médico Gilson Moraes, especialista em Oncologia, foi encontrado morto em sua residência nesta quinta-feira, 24 de julho. Ele tinha 47 anos.   O médico atuava no Hospital Aldenora Bello e na UDI Rede D’or, sendo muito elogiado por sua atuação. Ele é formado pela UFMA no ano de 2003, mas também tinha registros no CRM do DF e de Minas Gerais. A sua morte trouxe comoção nas redes sociais com muitos depoimentos de pessoas que foram atendidas pelo profissional, que era classificado como médico humano e muito competente.