Pular para o conteúdo principal

Inmet divulga dois alertas de chuvas no Maranhão; São Luís já tem volume acima da média

 Entrada constante de umidade e a influência da ZCIT vão causar mais instabilidades na costa norte do Nordeste.



Chuvas continuam atingindo a costa norte do Nordeste. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

MARANHÃO -  O volume de chuva já passou da média em São Luís, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume na capital chegou a 340,6 mm, que já é maior que a média em fevereiro: 308 mm. As informações constam no site ClimaTempo.

O Instituto divulgou, ainda, dois alertas de perigo de chuvas intensas para o Maranhão. Os avisos, que começaram nesta segunda-feira (26), se estendem até as 10h desta terça-feira (27). 


Segundo o Inmet, o alerta laranja prevê, para a região norte, leste e centro do Estado, chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Para outros municípios do norte, leste e centro o alerta é amarelo. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). 


A entrada constante de umidade e a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vão seguir provocando muitas instabilidades até a quinta-feira (29) na costa norte do Nordeste. Os modelos de previsão indicam mais de 100 mm para os próximos dias, acumulados que em algumas regiões entre Maranhão, Piauí e Ceará, podem chegar os 200 mm até o fim desta semana.



Maranhão tem alertas de chuvas. (Arte: Inmet)



Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja os municípios do Maranhão com alerta laranja de chuvas:


Afonso Cunha 

Água Doce do Maranhão 

Aldeias Altas 

Anapurus 

Araioses 

Barão de Grajaú

Barreirinhas 

Belágua 

Brejo 

Buriti 

Buriti Bravo 

Caxias 

Chapadinha 

Codó 

Coelho Neto 

Coroatá

Duque Bacelar 

Fortuna

Gonçalves Dias 

Governador Eugênio Barros 

Humberto de Campos 

Lagoa do Mato 

Magalhães de Almeida 

Mata Roma 

Matões 

Milagres do Maranhão

Morros 

Nina Rodrigues 

Parnarama 

Passagem Franca

Paulino Neves 

Primeira Cruz 

Santana do Maranhão 

Santa Quitéria do Maranhão 

Santo Amaro do Maranhão

São Benedito do Rio Preto 

São Bernardo 

São Francisco do Maranhão 

São João do Soter 

Senador Alexandre Costa 

Sucupira do Riachão 

Timbiras 

Timon 

Tutóia 

Urbano Santos 

Vargem Grande

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um empresário é morto a tiros na Grande São Luís

 Pelas informações, o empresário, dono de uma revenda de gás, reagiu a um assalto acabou levando o tiro fatal. O empresário Ivan Monteiro, conhecido como "Ivan do Gas", foi assassinado a tiros, na manhã desta quinta-feira (30), no Residencial Turiü-ba, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luis Pelas informações, o empresário, que trabalhava no ramo de revenda e distribuição de gás, foi vitima de um assalto Ao reagir, Ivan foi atingido por um disparo fatal na artéria femoral, o que provocou um sangramento grave. Um vídeo que circula em grupos de what-sapp mostra o momento do ataque contra o empresário. O empresário chegou a ser so-corrido imediatamente e levado ao hospital da cidade, mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu. A policia trabalha para identificar e prender os autores da ação criminosa.

O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4).

  O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4) após sofrer uma queda em sua residência, localizada em Santana, na zona norte de São Paulo. No momento do acidente, ele estava acompanhado por um cuidador da família e estava lúcido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado. Segundo a assessoria de imprensa do artista, a ambulância demorou a chegar. Rayol foi levado ao Hospital HSanp, também em Santana, onde foi atendido por um corte na cabeça. Reconhecido por sua voz de barítono, Agnaldo Rayol fez carreira como cantor e apresentador em várias atrações da televisão brasileira. Entre seus maiores sucessos estão as interpretações de canções italianas, como “Mia Gioconda” e “Tormento D’Amore”. Em nota, a assessoria do cantor ressaltou a importância de sua trajetória: “Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agra...

Morre o jornalista e radialista Luís Cardoso, aos 65 anos, em São Luís

 Titular de um dos blogs mais populares do Maranhão, jornalista foi encontrado morto em sua residência. Luís Cardoso foi encontrado morto por familiares neste sábado (12). (Arquivo Pessoal) SÃO LUÍS - O jornalista e radialista Luís Cardoso, de 65 anos, foi encontrado morto neste sábado (12), em sua residência em São Luís. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas familiares acreditam que ele sofreu um infarto enquanto estava sozinho em casa. Ainda de acordo com a família, Luís Cardoso passou pelo menos dois dias sem dar notícias. Diante desse cenário, os familiares foram até a casa dele, arrombaram uma porta e o encontraram morto. Luís Cardoso iniciou a carreira jornalística em 1980, no jornal O Diário do Povo, e depois teve passagens por vários veículos da imprensa maranhense, como O Estado do Maranhão, Jornal Pequeno, Rádio Ribamar, TV Ribamar, O Povo do Maranhão e Rádio Capital, além de ser sócio-proprietário do jornal Atos & Fatos, do Diário da Manhã e do Jornal A Tard...