Pular para o conteúdo principal

Seca histórica na Baixada Maranhense provoca morte de milhares de peixes

 Estima-se que pelo menos cinco toneladas de peixes foram perdidas devido a esse problema. 



A escassez de água nessa área tem sido considerada a maior dos últimos 10 anos. (Foto: divulgação/TV Globo)


MARANHÃO - A região da Baixada Maranhense vem sendo atingida por uma seca que engloba mais de 20 municípios no Maranhão. A escassez de água nessa área tem sido considerada a maior dos últimos 10 anos e segue causando transtornos para a população do local que utiliza os lagos e lagoas para a pesca e outras atividades. De acordo com a estimativa dos pescadores é de aproximadamente cinco toneladas de peixes tenham morrido devido à seca no Lago de Itans, localizado em Matinha, a 222 km de São Luís.

O Lago de Itans, com uma extensão de 4 km², representa uma das áreas mais importantes da Baixada Maranhense, conhecida por suas planícies que, durante a estação chuvosa, formam grandes lagoas. No entanto, após seis meses de estiagem, o lugar se transformou em um córrego. "A vida do pescador é nesse lago. Tirando o da residência, ainda conseguimos ganhar algum dinheiro. Mas com a seca, tudo fica mais complicado", afirma Givanildo Mendonça, pescador da região.

A falta de água e oxigênio e as altas temperaturas em Matinha, tem deixado os peixes da região sem ar. Como resultado, milhares deles morrem, e os pescadores, em meio aos resíduos em decomposição, resgatam aqueles que ainda estão vivos. "Vamos dar um jeito, colocar no açude, para que eles sobrevivam mais um dia, porque uma situação assim é difícil para todos nós", destaca Nivaldo Reis, pescador da área.

A seca do lago e a morte dos peixes causa impacto direto na economia e na subsistência das comunidades locais, uma vez que pelo menos 10 mil pescadores dependem diretamente do Lago de Itans, em Matinha (MA). Cerca de 90% da população de pescadores da região também se alimenta do que é produzido no lago. "90% são os pescadores da pesca nativa, e os outros 10% são os compradores. Portanto, todos estão de alguma forma envolvidos e se alimentam do lago", explica um agente comunitário.

Com os peixes mortos, a reprodução das espécies fica comprometida. Durante o período da piracema, de novembro a março, o Governo Federal fornece um auxílio de um salário mínimo mensal aos pescadores. Além disso, com a falta de água na área, os animais vagam pelos campos em busca de algo para beber. Os búfalos, típicos dessas áreas alagadas, buscam alívio na lama remanescente dos igarapés. "A gente vai buscar água em Itans. Vai de moto, de carro, enquanto essa água não chega para nós. Se demorar dois ou três dias, o sofrimento é ainda maior", relata o pescador Manoel Costa Martins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um empresário é morto a tiros na Grande São Luís

 Pelas informações, o empresário, dono de uma revenda de gás, reagiu a um assalto acabou levando o tiro fatal. O empresário Ivan Monteiro, conhecido como "Ivan do Gas", foi assassinado a tiros, na manhã desta quinta-feira (30), no Residencial Turiü-ba, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luis Pelas informações, o empresário, que trabalhava no ramo de revenda e distribuição de gás, foi vitima de um assalto Ao reagir, Ivan foi atingido por um disparo fatal na artéria femoral, o que provocou um sangramento grave. Um vídeo que circula em grupos de what-sapp mostra o momento do ataque contra o empresário. O empresário chegou a ser so-corrido imediatamente e levado ao hospital da cidade, mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu. A policia trabalha para identificar e prender os autores da ação criminosa.

O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4).

  O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4) após sofrer uma queda em sua residência, localizada em Santana, na zona norte de São Paulo. No momento do acidente, ele estava acompanhado por um cuidador da família e estava lúcido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado. Segundo a assessoria de imprensa do artista, a ambulância demorou a chegar. Rayol foi levado ao Hospital HSanp, também em Santana, onde foi atendido por um corte na cabeça. Reconhecido por sua voz de barítono, Agnaldo Rayol fez carreira como cantor e apresentador em várias atrações da televisão brasileira. Entre seus maiores sucessos estão as interpretações de canções italianas, como “Mia Gioconda” e “Tormento D’Amore”. Em nota, a assessoria do cantor ressaltou a importância de sua trajetória: “Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agra...

Médico maranhense é encontrado morto em casa e causa comoção nas redes sociais

O médico Gilson Moraes, especialista em Oncologia, foi encontrado morto em sua residência nesta quinta-feira, 24 de julho. Ele tinha 47 anos.   O médico atuava no Hospital Aldenora Bello e na UDI Rede D’or, sendo muito elogiado por sua atuação. Ele é formado pela UFMA no ano de 2003, mas também tinha registros no CRM do DF e de Minas Gerais. A sua morte trouxe comoção nas redes sociais com muitos depoimentos de pessoas que foram atendidas pelo profissional, que era classificado como médico humano e muito competente.