Pular para o conteúdo principal

Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital da Ilha é a primeira do Nordeste com Câmara Hiperbárica exclusiva

 Além do equipamento, a Unidade de Tratamento de Queimados do Maranhão conta com uma Sala de Cinesioterapia






Fonte: Com Governo do Maranhão


O Governo do Maranhão instalou a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), no Hospital da Ilha, em São Luís. A UTQ é a primeira do Nordeste com Câmara Hiperbárica exclusiva.


Inaugurada nesta terça-feira (2), a UTQ dispõe de 19 leitos, sendo 6 pediátricos e 13 adultos, dentre eles dois de estabilização, para o atendimento de pacientes com queimaduras de segundo e terceiro grau. 0 funcionamento será 24h como retaguarda para pacientes oriundos dos serviços de emergência, através da Central de Regulação de Leitos, conforme o protocolo de acesso estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).


"A missão do nosso governo é oferecer um Sistema Único de Saúde (SUS) digno e com serviços cada vez mais modernos. A Unidade de Tratamento de Queimados é do povo do Maranhão, que agora é beneficiado com atendimento de ponta em seu próprio vida com maior rapidez na recuperação", território, conferindo-lhes qualidade de vida com maior rapidez na recuperação", afirmou o governador Carlos Brandão.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, a entrega da UTQ simboliza mais um avanço importante no sistema de saúde do Maranhão. "A cada novo serviço entregue estamos escrevendo novas histórias no SUS do nosso estado. Estamos realizando uma verdadeira transformação da política pública de saúde, tudo graças aos investimentos realizados pelo Governo do Maranhão".

Equipamento


O principal diferencial da UTQ do Maranhão frente a de outras na Região Nordeste é a disponibilidade de uma Câmara Hiperbárica exclusiva. Semelhante a uma cama vedada com oxigênio puro, sua função é aumentar a pressão atmosférica com a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, acelerando a cicatrização e evitando infecções e atrofias musculares.


A estimativa é que a estrutura atenda de sete a oito pacientes por dia de tratamento, o equivalente a capacidade de 240 pacientes assistidos por mês.


Além do equipamento, a Unidade de Tratamento de Queimados do Maranhão conta com uma Sala de Cinesioterapia, útil no processo de recuperação motora com oferta de exercícios terapêuticos; e Sala de Balneoterapia, espaço adaptado para realizar banhos e trocas de curativos de forma segura e confortável par pacientes.

Para a diretora geral do Hospital da Ilha, Ana Carolina Hortegal, a qualidade e estrutura física serão os diferenciais no atendimento. "No dia em que completamos um ano de funcionamento, nada melhor do que comemorarmos expandindo os serviços. Temos total certeza de que daremos uma assistência de qualidade às vítimas de queimaduras do nosso estado e de outros, caso precisem de suporte especializado".


"Agora temos a oportunidade de oferecer qualidade de vida a esses sobreviventes", destacou a diretora geral da Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes de Queimaduras (Amasq), Andrea Barbosa, a respeito do novo equipamento hospitalar.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um empresário é morto a tiros na Grande São Luís

 Pelas informações, o empresário, dono de uma revenda de gás, reagiu a um assalto acabou levando o tiro fatal. O empresário Ivan Monteiro, conhecido como "Ivan do Gas", foi assassinado a tiros, na manhã desta quinta-feira (30), no Residencial Turiü-ba, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luis Pelas informações, o empresário, que trabalhava no ramo de revenda e distribuição de gás, foi vitima de um assalto Ao reagir, Ivan foi atingido por um disparo fatal na artéria femoral, o que provocou um sangramento grave. Um vídeo que circula em grupos de what-sapp mostra o momento do ataque contra o empresário. O empresário chegou a ser so-corrido imediatamente e levado ao hospital da cidade, mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu. A policia trabalha para identificar e prender os autores da ação criminosa.

O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4).

  O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4) após sofrer uma queda em sua residência, localizada em Santana, na zona norte de São Paulo. No momento do acidente, ele estava acompanhado por um cuidador da família e estava lúcido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado. Segundo a assessoria de imprensa do artista, a ambulância demorou a chegar. Rayol foi levado ao Hospital HSanp, também em Santana, onde foi atendido por um corte na cabeça. Reconhecido por sua voz de barítono, Agnaldo Rayol fez carreira como cantor e apresentador em várias atrações da televisão brasileira. Entre seus maiores sucessos estão as interpretações de canções italianas, como “Mia Gioconda” e “Tormento D’Amore”. Em nota, a assessoria do cantor ressaltou a importância de sua trajetória: “Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agra...

Morre o jornalista e radialista Luís Cardoso, aos 65 anos, em São Luís

 Titular de um dos blogs mais populares do Maranhão, jornalista foi encontrado morto em sua residência. Luís Cardoso foi encontrado morto por familiares neste sábado (12). (Arquivo Pessoal) SÃO LUÍS - O jornalista e radialista Luís Cardoso, de 65 anos, foi encontrado morto neste sábado (12), em sua residência em São Luís. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas familiares acreditam que ele sofreu um infarto enquanto estava sozinho em casa. Ainda de acordo com a família, Luís Cardoso passou pelo menos dois dias sem dar notícias. Diante desse cenário, os familiares foram até a casa dele, arrombaram uma porta e o encontraram morto. Luís Cardoso iniciou a carreira jornalística em 1980, no jornal O Diário do Povo, e depois teve passagens por vários veículos da imprensa maranhense, como O Estado do Maranhão, Jornal Pequeno, Rádio Ribamar, TV Ribamar, O Povo do Maranhão e Rádio Capital, além de ser sócio-proprietário do jornal Atos & Fatos, do Diário da Manhã e do Jornal A Tard...