Pular para o conteúdo principal

Virose da mosca: período chuvoso favorece contaminação por insetos; veja sintomas e como evitar

 Virose é qualquer doença que seja causada por infecção viral que tem curta duração. Elas normalmente não ultrapassam os 10 dias. Veja a lista de sintomas e os cuidados recomendados para evitar essas viroses.


Virose da mosca se torna comum no período chuvoso, conheça os sintomas



Com a chegada das chuvas, os piauienses percebem também, todos os anos, o aumento do número de insetos em casa e em outros ambientes. Mas há quem perceba da pior forma: ao ser acometido com viroses transmitidas pelos insetos. Veja abaixo a lista de sintomas e de cuidados recomendados para evitar essas doenças.


Segundo a professora de parasitologia da Universidade Federal do Piauí Veruska Santos, as moscas transportam os microorganismos do lixo para as pessoas.

"As patas das moscas são cheias de fios, de cerdinhas, e quando elas pousam no lixo, alguns microorganismos podem grudar nessas cerdas. Então, ela pousa no lixo e depois, por exemplo, numa fruta na sua casa", comentou.



Assim, as moscas acabam causando as viroses sazonais. Virose é qualquer doença que seja causada por infecção viral que tem curta duração. Elas normalmente não ultrapassam os 10 dias.


Os primeiros sintomas são a náusea, seguidos por diarreia. Segundo a gerente de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Amparo Salmito, o normal é que esses sintomas reduzem entre 24 e 48 horas. Caso os sintomas persistam por mais de 3 dias e o paciente apresente febre alta, a recomendação é que se procure uma unidade de saúde.

As viroses são mais comuns em bebês e crianças, que têm o hábito de levar as mãos à boca, mas também podem acometer adultos. Segundo a pediatra Anenísia Andrade, os sintomas podem se manifestar de forma diferente em crianças e adultos.


"Normalmente, as crianças podem ter o quadro de náusea e vomitar bastante, mas pode ser que não aconteça e tenham só o quadro de diarreia. O cuidado que a gente tem que ter é de hidratar muito bem esse paciente", disse a pediatra.

Hábitos de higiene pessoal adquiridos durante a pandemia podem ajudar a escapar das viroses


Os sintomas das viroses sanzonais são:


náusea

vômito

coriza

diarreia

febre

dores pelo corpo

cólica abdominal

ardência nos olhos

Alguns cuidados que se tornaram hábito para muitas pessoas durante a pandemia podem ser muito valiosos contra essas doenças:


lavar bem as mãos, com água e sabão ou com álcool em gel

lavar bem os ambientes da casa, superfícies como mesas e balcões.

higienizar os alimentos ao trazê-los do mercado e antes de consumir

Não tocar superfícies e/ou objetos infectados com vômitos, ou fezes de pacientes com diarreia; evite levar a mão à própria boca quando em contato com pessoas doentes;

Manter limpos e desinfetados os sanitários, e especialmente após o uso por pessoas com diarreia. Utilizar água e sabão e água sanitária para desinfecçã. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um empresário é morto a tiros na Grande São Luís

 Pelas informações, o empresário, dono de uma revenda de gás, reagiu a um assalto acabou levando o tiro fatal. O empresário Ivan Monteiro, conhecido como "Ivan do Gas", foi assassinado a tiros, na manhã desta quinta-feira (30), no Residencial Turiü-ba, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luis Pelas informações, o empresário, que trabalhava no ramo de revenda e distribuição de gás, foi vitima de um assalto Ao reagir, Ivan foi atingido por um disparo fatal na artéria femoral, o que provocou um sangramento grave. Um vídeo que circula em grupos de what-sapp mostra o momento do ataque contra o empresário. O empresário chegou a ser so-corrido imediatamente e levado ao hospital da cidade, mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu. A policia trabalha para identificar e prender os autores da ação criminosa.

O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4).

  O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4) após sofrer uma queda em sua residência, localizada em Santana, na zona norte de São Paulo. No momento do acidente, ele estava acompanhado por um cuidador da família e estava lúcido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado. Segundo a assessoria de imprensa do artista, a ambulância demorou a chegar. Rayol foi levado ao Hospital HSanp, também em Santana, onde foi atendido por um corte na cabeça. Reconhecido por sua voz de barítono, Agnaldo Rayol fez carreira como cantor e apresentador em várias atrações da televisão brasileira. Entre seus maiores sucessos estão as interpretações de canções italianas, como “Mia Gioconda” e “Tormento D’Amore”. Em nota, a assessoria do cantor ressaltou a importância de sua trajetória: “Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agra...

Médico maranhense é encontrado morto em casa e causa comoção nas redes sociais

O médico Gilson Moraes, especialista em Oncologia, foi encontrado morto em sua residência nesta quinta-feira, 24 de julho. Ele tinha 47 anos.   O médico atuava no Hospital Aldenora Bello e na UDI Rede D’or, sendo muito elogiado por sua atuação. Ele é formado pela UFMA no ano de 2003, mas também tinha registros no CRM do DF e de Minas Gerais. A sua morte trouxe comoção nas redes sociais com muitos depoimentos de pessoas que foram atendidas pelo profissional, que era classificado como médico humano e muito competente.