Pular para o conteúdo principal

Brasileiros terão visto automático em Portugal

 Autorização de residência imediata cobre imigrantes do Brasil e de nações africanas de língua portuguesa.


Com duração de um ano, a nova medida permitirá que um total de 150 mil imigrantes em Portugal possam regularizar suas situações, além de abrir espaço para novos pedidos de residência


Os brasileiros e cidadãos de nações africanas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) terão autorização de residência em Portugal de forma automática, informou o governo português, por meio da Agência Lusa, no último domingo 19.


Com duração de um ano, a nova medida permitirá que um total de 150 mil imigrantes em Portugal possam regularizar suas situações, além de abrir espaço para novos pedidos de residência. O documento exige apenas que o requerente esteja empregado ou prestando serviço no país, com carteira assinada.



A  facilidade na concessão está prevista no Acordo de Mobilidade entre os Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), de 2022. 

“A fim de dar cumprimento a esta disposição (…) é necessário aprovar um modelo para o documento em referência, bem como definir as taxas devidas pelo procedimento de emissão”, informa o documento. 

O texto também prevê uma taxa de 15 euros pela emissão digital do certificado de autorização de residência. Todo o processo é conduzido online, segundo a Agência Lusa.

A regulamentação, assinada  pelo ministro de Administração Interna do país, José Luís Carneiro, é parte do plano de reestruturação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal. O governo pretende finalizar esse processo aaté o fim de março, para desburocratizar a obtenção de documentos – que atualmente pode demorar anos – e evitar que imigrantes fiquem à margem da sociedade. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um empresário é morto a tiros na Grande São Luís

 Pelas informações, o empresário, dono de uma revenda de gás, reagiu a um assalto acabou levando o tiro fatal. O empresário Ivan Monteiro, conhecido como "Ivan do Gas", foi assassinado a tiros, na manhã desta quinta-feira (30), no Residencial Turiü-ba, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luis Pelas informações, o empresário, que trabalhava no ramo de revenda e distribuição de gás, foi vitima de um assalto Ao reagir, Ivan foi atingido por um disparo fatal na artéria femoral, o que provocou um sangramento grave. Um vídeo que circula em grupos de what-sapp mostra o momento do ataque contra o empresário. O empresário chegou a ser so-corrido imediatamente e levado ao hospital da cidade, mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu. A policia trabalha para identificar e prender os autores da ação criminosa.

O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4).

  O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4) após sofrer uma queda em sua residência, localizada em Santana, na zona norte de São Paulo. No momento do acidente, ele estava acompanhado por um cuidador da família e estava lúcido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado. Segundo a assessoria de imprensa do artista, a ambulância demorou a chegar. Rayol foi levado ao Hospital HSanp, também em Santana, onde foi atendido por um corte na cabeça. Reconhecido por sua voz de barítono, Agnaldo Rayol fez carreira como cantor e apresentador em várias atrações da televisão brasileira. Entre seus maiores sucessos estão as interpretações de canções italianas, como “Mia Gioconda” e “Tormento D’Amore”. Em nota, a assessoria do cantor ressaltou a importância de sua trajetória: “Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agra...

Médico maranhense é encontrado morto em casa e causa comoção nas redes sociais

O médico Gilson Moraes, especialista em Oncologia, foi encontrado morto em sua residência nesta quinta-feira, 24 de julho. Ele tinha 47 anos.   O médico atuava no Hospital Aldenora Bello e na UDI Rede D’or, sendo muito elogiado por sua atuação. Ele é formado pela UFMA no ano de 2003, mas também tinha registros no CRM do DF e de Minas Gerais. A sua morte trouxe comoção nas redes sociais com muitos depoimentos de pessoas que foram atendidas pelo profissional, que era classificado como médico humano e muito competente.