Pular para o conteúdo principal

Morre rainha Elizabeth II: Veja a trajetória da monarca com o reinado mais longo do Reino Unido

 

Rainha Elizabeth II atende à cerimônia oficial de seu aniversário, em 2021, em Windsor, Reino Unido Chris (Imagem: Jackson/Pool via REUTERS)


A rainha Elizabeth II, monarca com o reinado mais longo do Reino Unido, faleceu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos.


Elizabeth nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926. A ascensão ao trono aconteceu quando seu tio, Edward VIII, abdicou do trono em 11 de dezembro de 1936 e seu pai se tornou o rei George VI. Ela tinha 10 anos.


A monarca se casou com o tenente da Marinha Philip Mountbatten, um príncipe grego, na Abadia de Westminster, em Londres, em 20 de novembro de 1947.


Eles tiveram quatro filhos: o príncipe Charles (nascido em 1948), a princesa Anne (1950), o príncipe Andrew (1960) e o príncipe Edward (1964). Philip morreu em abril de 2021, aos 99 anos.


Elizabeth e a trajetória ao posto de rainha

Elizabeth subiu ao trono com a morte do pai em 6 de fevereiro de 1952, enquanto estava no Quênia em uma viagem real.

Ela foi coroada em 2 de junho de 1953 na Abadia de Westminster. Sua coroação foi a primeira a ser televisionada.


Seu reinado foi cheio de reviravoltas. Quando assumiu o trono, Josef Stalin, Mao Zedong e Harry Truman lideravam União Soviética, China e Estados Unidos, respectivamente, enquanto Winston Churchill era o primeiro-ministro britânico.


Primeiros-ministros e presidentes

Ao todo, a rainha Elizabeth trabalhou com 15 primeiros-ministros. Durante seu reinado, houve 14 presidentes dos EUA, todos os quais ela conheceu, exceto Lyndon Johnson.


“London Bridge is down”. Essa são as palavras ouvidas pela atual primeira-ministra, Liz Truss, sobre a morte de Elizabeth II.


Esse é código a ser usado em um restrito círculo de poder do Reino Unido para confirmar o óbito da rainha Elizabeth II.

A primeira-ministra é a primeira a ser avisada sobre o falecimento da monarca, seguida pelos chefes de governo dos 15 países onde a rainha ainda é chefe de Estado.


O plano para o que acontece a seguir é conhecido como “London Bridge”.


70 anos de reinado

Em 9 de setembro de 2015, Elizabeth II atingiu os 63 anos, 7 meses, 2 dias, 16 horas e 23 minutos que sua tataravó, a rainha Victoria, ficou no trono, tornando-se a monarca mais longeva do país em uma linha que se inicia com o rei normando William, o Conquistador, em 1066.


Elizabeth permaneceu rainha de 15 reinos, incluindo Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Jamaica, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Granada, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Tuvalu.


Ela celebrou seu Jubileu de Platina – o 70º aniversário no trono – em 6 de fevereiro de 2022

Agora, o primogênito da rainha, Charles Philip Arthur George, se prepara para ser rei.


Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um empresário é morto a tiros na Grande São Luís

 Pelas informações, o empresário, dono de uma revenda de gás, reagiu a um assalto acabou levando o tiro fatal. O empresário Ivan Monteiro, conhecido como "Ivan do Gas", foi assassinado a tiros, na manhã desta quinta-feira (30), no Residencial Turiü-ba, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luis Pelas informações, o empresário, que trabalhava no ramo de revenda e distribuição de gás, foi vitima de um assalto Ao reagir, Ivan foi atingido por um disparo fatal na artéria femoral, o que provocou um sangramento grave. Um vídeo que circula em grupos de what-sapp mostra o momento do ataque contra o empresário. O empresário chegou a ser so-corrido imediatamente e levado ao hospital da cidade, mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu. A policia trabalha para identificar e prender os autores da ação criminosa.

O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4).

  O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4) após sofrer uma queda em sua residência, localizada em Santana, na zona norte de São Paulo. No momento do acidente, ele estava acompanhado por um cuidador da família e estava lúcido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado. Segundo a assessoria de imprensa do artista, a ambulância demorou a chegar. Rayol foi levado ao Hospital HSanp, também em Santana, onde foi atendido por um corte na cabeça. Reconhecido por sua voz de barítono, Agnaldo Rayol fez carreira como cantor e apresentador em várias atrações da televisão brasileira. Entre seus maiores sucessos estão as interpretações de canções italianas, como “Mia Gioconda” e “Tormento D’Amore”. Em nota, a assessoria do cantor ressaltou a importância de sua trajetória: “Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agra...

Morre o jornalista e radialista Luís Cardoso, aos 65 anos, em São Luís

 Titular de um dos blogs mais populares do Maranhão, jornalista foi encontrado morto em sua residência. Luís Cardoso foi encontrado morto por familiares neste sábado (12). (Arquivo Pessoal) SÃO LUÍS - O jornalista e radialista Luís Cardoso, de 65 anos, foi encontrado morto neste sábado (12), em sua residência em São Luís. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas familiares acreditam que ele sofreu um infarto enquanto estava sozinho em casa. Ainda de acordo com a família, Luís Cardoso passou pelo menos dois dias sem dar notícias. Diante desse cenário, os familiares foram até a casa dele, arrombaram uma porta e o encontraram morto. Luís Cardoso iniciou a carreira jornalística em 1980, no jornal O Diário do Povo, e depois teve passagens por vários veículos da imprensa maranhense, como O Estado do Maranhão, Jornal Pequeno, Rádio Ribamar, TV Ribamar, O Povo do Maranhão e Rádio Capital, além de ser sócio-proprietário do jornal Atos & Fatos, do Diário da Manhã e do Jornal A Tard...