Pular para o conteúdo principal

Morre rainha Elizabeth II: Veja a trajetória da monarca com o reinado mais longo do Reino Unido

 

Rainha Elizabeth II atende à cerimônia oficial de seu aniversário, em 2021, em Windsor, Reino Unido Chris (Imagem: Jackson/Pool via REUTERS)


A rainha Elizabeth II, monarca com o reinado mais longo do Reino Unido, faleceu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos.


Elizabeth nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926. A ascensão ao trono aconteceu quando seu tio, Edward VIII, abdicou do trono em 11 de dezembro de 1936 e seu pai se tornou o rei George VI. Ela tinha 10 anos.


A monarca se casou com o tenente da Marinha Philip Mountbatten, um príncipe grego, na Abadia de Westminster, em Londres, em 20 de novembro de 1947.


Eles tiveram quatro filhos: o príncipe Charles (nascido em 1948), a princesa Anne (1950), o príncipe Andrew (1960) e o príncipe Edward (1964). Philip morreu em abril de 2021, aos 99 anos.


Elizabeth e a trajetória ao posto de rainha

Elizabeth subiu ao trono com a morte do pai em 6 de fevereiro de 1952, enquanto estava no Quênia em uma viagem real.

Ela foi coroada em 2 de junho de 1953 na Abadia de Westminster. Sua coroação foi a primeira a ser televisionada.


Seu reinado foi cheio de reviravoltas. Quando assumiu o trono, Josef Stalin, Mao Zedong e Harry Truman lideravam União Soviética, China e Estados Unidos, respectivamente, enquanto Winston Churchill era o primeiro-ministro britânico.


Primeiros-ministros e presidentes

Ao todo, a rainha Elizabeth trabalhou com 15 primeiros-ministros. Durante seu reinado, houve 14 presidentes dos EUA, todos os quais ela conheceu, exceto Lyndon Johnson.


“London Bridge is down”. Essa são as palavras ouvidas pela atual primeira-ministra, Liz Truss, sobre a morte de Elizabeth II.


Esse é código a ser usado em um restrito círculo de poder do Reino Unido para confirmar o óbito da rainha Elizabeth II.

A primeira-ministra é a primeira a ser avisada sobre o falecimento da monarca, seguida pelos chefes de governo dos 15 países onde a rainha ainda é chefe de Estado.


O plano para o que acontece a seguir é conhecido como “London Bridge”.


70 anos de reinado

Em 9 de setembro de 2015, Elizabeth II atingiu os 63 anos, 7 meses, 2 dias, 16 horas e 23 minutos que sua tataravó, a rainha Victoria, ficou no trono, tornando-se a monarca mais longeva do país em uma linha que se inicia com o rei normando William, o Conquistador, em 1066.


Elizabeth permaneceu rainha de 15 reinos, incluindo Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Jamaica, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Granada, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Tuvalu.


Ela celebrou seu Jubileu de Platina – o 70º aniversário no trono – em 6 de fevereiro de 2022

Agora, o primogênito da rainha, Charles Philip Arthur George, se prepara para ser rei.


Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um empresário é morto a tiros na Grande São Luís

 Pelas informações, o empresário, dono de uma revenda de gás, reagiu a um assalto acabou levando o tiro fatal. O empresário Ivan Monteiro, conhecido como "Ivan do Gas", foi assassinado a tiros, na manhã desta quinta-feira (30), no Residencial Turiü-ba, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luis Pelas informações, o empresário, que trabalhava no ramo de revenda e distribuição de gás, foi vitima de um assalto Ao reagir, Ivan foi atingido por um disparo fatal na artéria femoral, o que provocou um sangramento grave. Um vídeo que circula em grupos de what-sapp mostra o momento do ataque contra o empresário. O empresário chegou a ser so-corrido imediatamente e levado ao hospital da cidade, mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu. A policia trabalha para identificar e prender os autores da ação criminosa.

O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4).

  O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4) após sofrer uma queda em sua residência, localizada em Santana, na zona norte de São Paulo. No momento do acidente, ele estava acompanhado por um cuidador da família e estava lúcido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado. Segundo a assessoria de imprensa do artista, a ambulância demorou a chegar. Rayol foi levado ao Hospital HSanp, também em Santana, onde foi atendido por um corte na cabeça. Reconhecido por sua voz de barítono, Agnaldo Rayol fez carreira como cantor e apresentador em várias atrações da televisão brasileira. Entre seus maiores sucessos estão as interpretações de canções italianas, como “Mia Gioconda” e “Tormento D’Amore”. Em nota, a assessoria do cantor ressaltou a importância de sua trajetória: “Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agra...

Médico maranhense é encontrado morto em casa e causa comoção nas redes sociais

O médico Gilson Moraes, especialista em Oncologia, foi encontrado morto em sua residência nesta quinta-feira, 24 de julho. Ele tinha 47 anos.   O médico atuava no Hospital Aldenora Bello e na UDI Rede D’or, sendo muito elogiado por sua atuação. Ele é formado pela UFMA no ano de 2003, mas também tinha registros no CRM do DF e de Minas Gerais. A sua morte trouxe comoção nas redes sociais com muitos depoimentos de pessoas que foram atendidas pelo profissional, que era classificado como médico humano e muito competente.