Pular para o conteúdo principal

Morre Otávio Cunha, presidente da NTU

 

Presidente da NTU, Octavio Cunha, em lançamento do programa Coletivo. Foto: Adamo Bazani







Sua luta recente era convencer a União que o transporte urbano é essencial para a sociedade


ALEXANDRE PELEGI


O setor dos transportes perdeu hoje uma importante liderança.


Faleceu na manhã desta quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022, Otávio Cunha, que presidia a NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.


Otávio nasceu em 13 de setembro de 1940, e estava a caminho de completar este ano 82 anos de idade.


Fundada em 1987 a NTU tem o objetivo principal de representar as operadoras de ônibus urbanos e metropolitanos frente ao poder público e à sociedade civil.


No setor desde 1965, Otávio atuou como empresário de transporte urbano de passageiros por mais de 40 anos.


Atuou como diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (Setransp/BH) e participou de Comissão Especial criada pela Presidência da República para reduzir as tarifas e melhorar o serviço de transporte coletivo nas cidades brasileiras.


Otávio ficou marcado por sua interlocução com todos os setores, particularmente, como se viu recentemente, para a formulação de uma nova política para o sistema de transporte urbano.


Sua participação se tornou mais aguda nos últimos dois anos em que a situação do setor se agravou por causa da pandemia de Covid-19.


Com o transporte público urbano entrando em sua pior crise de toda a história, Otávio Cunha buscou alinhavar alianças com vários segmentos que convencessem o Governo Federal a participar de fato de solução de um problema que é essencial à vida das cidades e das pessoas.


Afirmando que o sistema de transporte não sobrevive apenas com o dinheiro da tarifa, Otávio capitaneou ao lado de outras entidades e associações a formulação e propositura de um novo Marco Regulatório para o setor, tanto de pneus quanto trilhos.


A proposta foi formulada com a parceria da FNP – Frente Nacional de Prefeitos e com a participação do Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana, além de entidades como ANPTrilhos e de fabricantes, como a Fabus, bem como dirigentes e especialistas da ANTP – Associação Nacional de Transportes Público, de onde era membro do Conselho Consultivo. Transformada em Projeto do Senado, a matéria passou a ser debatida como uma das soluções mais perenes para o transporte urbano.


A votação favorável nessa quarta-feira (16) no Senado Federal do PNAMI – Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas, é parte de uma ação institucional que Otávio Cunha organizou ao lado de inúmeros parceiros.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um empresário é morto a tiros na Grande São Luís

 Pelas informações, o empresário, dono de uma revenda de gás, reagiu a um assalto acabou levando o tiro fatal. O empresário Ivan Monteiro, conhecido como "Ivan do Gas", foi assassinado a tiros, na manhã desta quinta-feira (30), no Residencial Turiü-ba, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luis Pelas informações, o empresário, que trabalhava no ramo de revenda e distribuição de gás, foi vitima de um assalto Ao reagir, Ivan foi atingido por um disparo fatal na artéria femoral, o que provocou um sangramento grave. Um vídeo que circula em grupos de what-sapp mostra o momento do ataque contra o empresário. O empresário chegou a ser so-corrido imediatamente e levado ao hospital da cidade, mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu. A policia trabalha para identificar e prender os autores da ação criminosa.

O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4).

  O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4) após sofrer uma queda em sua residência, localizada em Santana, na zona norte de São Paulo. No momento do acidente, ele estava acompanhado por um cuidador da família e estava lúcido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado. Segundo a assessoria de imprensa do artista, a ambulância demorou a chegar. Rayol foi levado ao Hospital HSanp, também em Santana, onde foi atendido por um corte na cabeça. Reconhecido por sua voz de barítono, Agnaldo Rayol fez carreira como cantor e apresentador em várias atrações da televisão brasileira. Entre seus maiores sucessos estão as interpretações de canções italianas, como “Mia Gioconda” e “Tormento D’Amore”. Em nota, a assessoria do cantor ressaltou a importância de sua trajetória: “Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agra...

Morre o jornalista e radialista Luís Cardoso, aos 65 anos, em São Luís

 Titular de um dos blogs mais populares do Maranhão, jornalista foi encontrado morto em sua residência. Luís Cardoso foi encontrado morto por familiares neste sábado (12). (Arquivo Pessoal) SÃO LUÍS - O jornalista e radialista Luís Cardoso, de 65 anos, foi encontrado morto neste sábado (12), em sua residência em São Luís. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas familiares acreditam que ele sofreu um infarto enquanto estava sozinho em casa. Ainda de acordo com a família, Luís Cardoso passou pelo menos dois dias sem dar notícias. Diante desse cenário, os familiares foram até a casa dele, arrombaram uma porta e o encontraram morto. Luís Cardoso iniciou a carreira jornalística em 1980, no jornal O Diário do Povo, e depois teve passagens por vários veículos da imprensa maranhense, como O Estado do Maranhão, Jornal Pequeno, Rádio Ribamar, TV Ribamar, O Povo do Maranhão e Rádio Capital, além de ser sócio-proprietário do jornal Atos & Fatos, do Diário da Manhã e do Jornal A Tard...