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TSE define divisão da propaganda partidária gratuita para partidos políticos no primeiro semestre

 Essa ainda não é a campanha eleitoral, que só começa no segundo semestre. Partidos com maiores bancadas terão mais tempo no rádio e na TV; os chamados 'nanicos' ficaram de fora. 

Eleições 2022: TSE define tempo de propaganda gratuita de cada partido no 1° semestre.

Ao todo, serão 305 minutos de propaganda divididos entre 23 partidos. Legendas como o PT, MDB, PL e PSDB terão acesso ao maior tempo de exposição: 20 minutos e 40 inserções para cada partido (confira o detalhamento abaixo).


Já os chamados partidos “nanicos” não terão acesso à exibição partidária gratuita. Os "nanicos" são aqueles com pouca representação no Congresso.


Legendas como a Rede Sustentabilidade, fundada pela ex-senadora Marina Silva, e o PRTB, partido ao qual o vice-presidente Hamilton Mourão é filiado, não atingiram os critérios exigidos pela Corte eleitoral (veja a lista completa abaixo).


Para ter direito à propaganda partidária gratuita, o TSE levou em conta, entre outros fatores, a quantidade de deputados que o partido elegeu nas eleições de 2018. A Corte exige um percentual mínimo de votos para incluir as legendas nas cadeias de transmissão.


Os programas, exibidos em rádio e televisão, serão transmitidos no primeiro semestre deste ano e têm como objetivo divulgar as principais ações e posições dos partidos e incentivar a filiação partidária.

Ainda não se trata das propagandas da campanha eleitoral, que começa só nos dois meses anteriores à eleição, em outubro. No entanto, a divisão do tempo de TV no primeiro semestre dá uma ideia de como será a distribuição na campanha.


Natuza Nery, sobre aliados do governo nas eleições: ‘Há alguns terrenos bem espinhosos para Bolsonaro’


Vai e volta

A realização da propaganda partidária gratuita é alvo de constantes debates no Congresso. Em 2017, a medida chegou a ser extinta. Em 2019, o Congresso aprovou o retorno da propaganda partidária, mas o presidente Jair Bolsonaro vetou a proposta.


No ano passado, deputados e senadores aprovaram novamente a medida e, no início deste ano, Bolsonaro sancionou o projeto, o que permitiu o retorno da veiculação das propagandas em cadeia nacional. Não haverá compensação fiscal às emissoras que vão veicular o programa – o texto aprovado pelo Congresso previa essa contrapartida, que acabou vetada pelo presidente.


Tempo

Veja como ficou a distribuição do tempo entre os partidos:


20 minutos e 40 inserções:


DEM

MDB

PDT

PL

PP

PSB

PSD

PSDB

PSL

PT

Republicanos

10 minutos e 20 inserções


PCdoB

Podemos

PSOL

PTB

Solidariedade

5 minutos e 10 inserções:


Avante

Novo

Patriotas

Cidadania (antigo PPS)

PROS

PSC

PV

Partidos sem acesso ao tempo de TV


Na portaria, o TSE também listou os partidos que, por não cumprirem os requisitos, não terão acesso à propaganda partidária gratuita. São os seguintes:


Democracia Cristã (DC)

Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Partido da Causa Operária (PCO)

Partido da Mulher Brasileira (PMB)

Partido da Mobilização Nacional (PMN)

Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB)

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)

Partido Trabalhista Cristão (PTC)

Rede Sustentabilidade (Rede)

Unidade Popular (UP)




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