Pular para o conteúdo principal

Pandemia impacta nos números de detecção precoce do câncer de mama

 

Segundo pesquisa 62% das mulheres do universo suspenderam suas rotinas de ir ao ginecologista ou ao mastologista durante a pandemia (Fotos/Divulgação)

Uma pesquisa feita pelo Ibope Inteligência com 1.400 mulheres mostrou que a Pandemia da Covid-19 impactou, diretamente, na detecção precoce do câncer mama, uma vez que 62% das mulheres do universo pesquisado suspenderam suas rotinas de ir ao ginecologista ou ao mastologista e esperam pelo fim da pandemia para retornar com as consultas médicas e exames, inclusive os que poderiam detectar doenças como o câncer de mama.

Desde o início da pandemia, pesquisadores da Sociedade Brasileira de Mastologista (SBM) já vinham chamando atenção sobre alguns impactos que o isolamento social poderia ocasionar no rastreamento periódico das mulheres e nos tratamentos. Em 2021, um novo estudo da SBM mostrou que o número de mamografias realizadas diminuiu 42% em 2020, em comparação ao ano anterior em todo território nacional.

A pesquisa teve como base o número de mamografias realizadas pelos serviços públicos de saúde brasileiros, disponibilizados pelo DATASUS, um banco de dados de acesso aberto, e comparou o número de mamografias realizadas em 2019 e 2020, em mulheres com idade entre 50-69 anos. Considerando isso, essa taxa de detecção pode significar que cerca de 4 mil casos de câncer de mana não foram diagnosticados até o final de 2020.

O câncer de mama, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o segundo tipo que mais acomete as mulheres, no Brasil, o que representa cerca de 20,9% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Alguns fatores são considerados de riscos, o avanço associado a questões hormonais e genéticos, por exemplo, são os principais fatores para o desenvolvimento dessa enfermidade. Ademais, alguns aspectos comportamentais como maus hábitos alimentares, excesso de peso, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo e exposição à radiação são outras causas que podem ser de risco.


A mamografia é o principal exame para a detecção precoce do câncer e para o aumento da cura.

Tratamento

A boa notícia, é que essa enfermidade é tratável e alcança altos níveis de cura, quando diagnosticado precocemente. Nesse sentido, a médica do Corpo Clínico da Oncoradium São Luís – Rede Onco – Ana Caroline Fonseca Alves – evidencia a importância da mamografia, principal exame para a detecção precoce do câncer e para o aumento da cura, já que é o único que realiza o rastreamento e, reduzindo, assim, a mortalidade.


“A mamografia é essencial para um diagnóstico precoce do câncer de mama, por ser capaz de mostrar pequenas alterações da doença antes que ela seja detectável pelo exame clínico e possa ser cuidada logo. Por isso, aumenta as chances de cura da paciente e os tratamentos cirúrgico e clínico são menos agressivo. É recomendado que, de uma forma geral, as mulheres façam a mamografia a partir dos 40 anos e deve ser feito anualmente”, orientou.


O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e do tipo. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica. Quando a doença é detectada em um nível avançado, no caso em que o câncer já se espalhou para outros órgãos, o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.


A médica da Rede Onco destaca, ainda, os avanços na abordagem do câncer de mama, nos últimos anos. “Muitos avanços vêm ocorrendo no tratamento do câncer de mama, devido a um maior conhecimento da biologia molecular desses tumores e do desenvolvimento de terapias específicas, proporcionando um tratamento mais personalizado, eficaz e menos tóxico”, afirmou.


Sobre a Rede ONCO

Criada em 2010 por médicos oncologistas, a Rede ONCO surgiu para atender a grande demanda de pacientes do sul do Maranhão, sul e sudeste do Pará e norte do Tocantins (o chamado Bico do Papagaio). Desde sua fundação com o complexo de Imperatriz, o centro de prevenção e tratamento do câncer conta com infraestrutura de atendimento completa, tecnologia de ponta, profissionais altamente capacitados e atendimento ao paciente de forma humanizada, com muito respeito, transparência e total acolhimento. Hoje, é uma rede com várias unidades de atendimento nas regiões Norte e Nordeste e que tem planos de crescer ainda mais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um empresário é morto a tiros na Grande São Luís

 Pelas informações, o empresário, dono de uma revenda de gás, reagiu a um assalto acabou levando o tiro fatal. O empresário Ivan Monteiro, conhecido como "Ivan do Gas", foi assassinado a tiros, na manhã desta quinta-feira (30), no Residencial Turiü-ba, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luis Pelas informações, o empresário, que trabalhava no ramo de revenda e distribuição de gás, foi vitima de um assalto Ao reagir, Ivan foi atingido por um disparo fatal na artéria femoral, o que provocou um sangramento grave. Um vídeo que circula em grupos de what-sapp mostra o momento do ataque contra o empresário. O empresário chegou a ser so-corrido imediatamente e levado ao hospital da cidade, mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu. A policia trabalha para identificar e prender os autores da ação criminosa.

O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4).

  O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4) após sofrer uma queda em sua residência, localizada em Santana, na zona norte de São Paulo. No momento do acidente, ele estava acompanhado por um cuidador da família e estava lúcido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado. Segundo a assessoria de imprensa do artista, a ambulância demorou a chegar. Rayol foi levado ao Hospital HSanp, também em Santana, onde foi atendido por um corte na cabeça. Reconhecido por sua voz de barítono, Agnaldo Rayol fez carreira como cantor e apresentador em várias atrações da televisão brasileira. Entre seus maiores sucessos estão as interpretações de canções italianas, como “Mia Gioconda” e “Tormento D’Amore”. Em nota, a assessoria do cantor ressaltou a importância de sua trajetória: “Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agra...

Morre o jornalista e radialista Luís Cardoso, aos 65 anos, em São Luís

 Titular de um dos blogs mais populares do Maranhão, jornalista foi encontrado morto em sua residência. Luís Cardoso foi encontrado morto por familiares neste sábado (12). (Arquivo Pessoal) SÃO LUÍS - O jornalista e radialista Luís Cardoso, de 65 anos, foi encontrado morto neste sábado (12), em sua residência em São Luís. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas familiares acreditam que ele sofreu um infarto enquanto estava sozinho em casa. Ainda de acordo com a família, Luís Cardoso passou pelo menos dois dias sem dar notícias. Diante desse cenário, os familiares foram até a casa dele, arrombaram uma porta e o encontraram morto. Luís Cardoso iniciou a carreira jornalística em 1980, no jornal O Diário do Povo, e depois teve passagens por vários veículos da imprensa maranhense, como O Estado do Maranhão, Jornal Pequeno, Rádio Ribamar, TV Ribamar, O Povo do Maranhão e Rádio Capital, além de ser sócio-proprietário do jornal Atos & Fatos, do Diário da Manhã e do Jornal A Tard...