Pular para o conteúdo principal

Remédios para dor de ouvido – Dicas para aliviar a dor

 Poucas coisas são tão insuportáveis como uma dor de ouvido. Saiba quais são os remédios para dor de ouvido e dicas para aliviar a dor.



Antes de mais nada, é importante identificar a causa da dor de ouvido. Por isso, veja também o que pode ser a dor de ouvido.


A dor de ouvido pode ter várias causas: excesso de cera, presença de água e muito mais. Para obter alívio o mais rápido possível, confira abaixo quais são suas opções de tratamento.

REMÉDIOS PARA DOR NO OUVIDO

1. Analgésicos ou anti-inflamatórios

Remédios que aliviam a dor e a inflamação são ótimos para acabar com a dor de ouvido. Alguns exemplos são:


Paracetamol;

Dipirona;

Ibuprofeno;

Aspirina.

Ainda que tomar um analgésico melhore a dor, o alívio é temporário. Sendo assim, não deixe de ir ao médico para checar a causa e tratar de forma eficaz.

2. Removedores de Cera 

Os removedores de cera são soluções em gotas – como o Cerumin, por exemplo – que aliviam a dor de ouvido causada pela presença de fluidos ou excesso de cera.

As gotas devem ser aplicadas no ouvido quando você estiver deitado para que a solução não escorra antes do tempo. Depois de 5 ou 10 minutos, você pode se sentar.

Algumas dessas gotas são antibióticas e anestésicas também. Por isso, sempre consulte um médico para saber qual é a melhor para o seu caso e por quanto tempo usar.

3. Antibiótico

Existem soluções em gotas para o ouvido que contêm antibióticos em sua fórmula, como por exemplo: Otosporin, Panotil, Lidosporin, Otomicina e Otosynalar.


Aliás, alguns deles podem estar associados com corticoides ou anestésicos para infecções de ouvido mais dolorosas.

No entanto, um antibiótico só pode ser usado quando for realmente necessário e prescrito por um médico.

4. Compressas.

Usar uma compressa de água morna sobre o ouvido reduz a inflamação e a dor. A ideia é aplicar a compressa por até 20 minutos de cada vez.

Além disso, use a compressa no pescoço e na região da garganta também para melhores resultados.

Há aqueles que preferem usar uma compressa de gelo. Mas a maioria das pessoas sente mais alívio usando uma compressa quente para dor de ouvido.

5. Óleo de Melaleuca com azeite

O óleo de melaleuca com azeite é uma opção caseira de removedor de cera.

De acordo com um estudo, usar um extrato de ervas em azeite de oliva pode ser tão eficaz quanto um remédio para dor de ouvido.

O princípio de uso é o mesmo: incline o ouvido e aplique algumas gotas da mistura de óleos em temperatura ambiente.

Se você se sentir inseguro com esse método ou a dor persistir, não hesite em procurar atendimento médico.


6. Peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio (ou água oxigenada) é outro remédio caseiro para dor de ouvido. Para isso, é preciso pingar algumas gotas de peróxido diluído no ouvido.

Aliás, muitas pessoas também usam o peróxido de hidrogênio para sinusite

7. Gengibre

O gengibre é uma raiz com propriedades anti-inflamatórias que pode ajudar na dor de ouvido. De fato, muitas pessoas usam o suco de gengibre para esse fim.


No entanto, nunca aplique o suco diretamente dentro do canal auditivo. Nesse caso, a melhor opção é aplicar uma compressa quente mergulhada em um chá de gengibre na parte externa da orelha.

8. Alho

O alho é conhecido por seu excelente efeito anti-inflamatório. E é exatamente por isso que ele é usado para tratar a dor de ouvido em casa.


Mas não basta pegar um dente de alho e colocar no ouvido. Para aliviar a dor mais rápido, você pode amassar o alho e misturá-lo com um pouco de azeite de oliva, por exemplo.


Depois disso, é só deixar a mistura em contato com o ouvido por alguns minutos.

9.Cebola 

Por fim, algumas pessoas usam a cebola no lugar do alho para obter os mesmos benefícios. Esse remédio caseiro é feito com o líquido extraído da cebola.


Basta aquecer uma cebola sem casca no micro-ondas. O líquido que sai dela é usado para aliviar a dor no ouvido.


Em primeiro lugar, veja se o líquido da cebola não está muito quente. Quando estiver morno, aplique algumas gotas no ouvido e fique deitado por alguns minutos.


Mas saiba que nenhum desses remédios caseiros ou medicamentos prescritos substitui uma consulta médica com um especialista.


Dicas para aliviar a dor


Além dos remédios, outras dicas que podem ajudar são:


1. Mudar a posição de dormir

Se você estiver com dor na hora de dormir, uma boa dica é mudar a posição da cabeça no travesseiro.


De fato, existem posições que pioram a dor de ouvido. Por isso, não pressione a orelha que dói contra o travesseiro, pois isso pode piorar a dor. Ao invés disso, deixe a orelha voltada para cima.


Além disso, você pode deixar a cabeça um pouco mais elevada. Tudo isso ajuda a drenar os ouvidos e reduzir a inflamação.


2. Mascar chiclete

Mascar um chiclete ou mastigar um alimento pode aliviar a dor de ouvido em algumas pessoas, especialmente verdadeiro quando a dor é resultado de alguma tensão na região da mandíbula ou dos dentes.


3. Massagear o local

Apesar de não ser comprovado, massagear o local que está doendo pode trazer alívio. Assim, faça movimentos circulares leves em volta da orelha e na região do pescoço para se sentir melhor enquanto não chega ao médico.


Além de relaxar os músculos da mandíbula e do pescoço, a massagem pode ajudar a drenar líquidos presentes no ouvido responsáveis pelo desconforto.


4. Exercitar o pescoço

Às vezes, a dor no ouvido pode ser resultado de uma pressão no canal auditivo que pode ser aliviada com alguns exercícios para o pescoço.


Experimente fazer exercícios de rotação do pescoço e observe se a sua dor passa. Além disso, fazer alguns alongamentos nos ombros e no pescoço costuma aliviar esse tipo de dor.



Lembre-se de que a dor de ouvido pode ter várias causas e uma delas é a sinusite. Assim, veja no vídeo da nossa nutricionista quais são os sintomas de sinusite aos quais você deve ficar atento:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um empresário é morto a tiros na Grande São Luís

 Pelas informações, o empresário, dono de uma revenda de gás, reagiu a um assalto acabou levando o tiro fatal. O empresário Ivan Monteiro, conhecido como "Ivan do Gas", foi assassinado a tiros, na manhã desta quinta-feira (30), no Residencial Turiü-ba, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luis Pelas informações, o empresário, que trabalhava no ramo de revenda e distribuição de gás, foi vitima de um assalto Ao reagir, Ivan foi atingido por um disparo fatal na artéria femoral, o que provocou um sangramento grave. Um vídeo que circula em grupos de what-sapp mostra o momento do ataque contra o empresário. O empresário chegou a ser so-corrido imediatamente e levado ao hospital da cidade, mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu. A policia trabalha para identificar e prender os autores da ação criminosa.

O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4).

  O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4) após sofrer uma queda em sua residência, localizada em Santana, na zona norte de São Paulo. No momento do acidente, ele estava acompanhado por um cuidador da família e estava lúcido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado. Segundo a assessoria de imprensa do artista, a ambulância demorou a chegar. Rayol foi levado ao Hospital HSanp, também em Santana, onde foi atendido por um corte na cabeça. Reconhecido por sua voz de barítono, Agnaldo Rayol fez carreira como cantor e apresentador em várias atrações da televisão brasileira. Entre seus maiores sucessos estão as interpretações de canções italianas, como “Mia Gioconda” e “Tormento D’Amore”. Em nota, a assessoria do cantor ressaltou a importância de sua trajetória: “Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agra...

Morre o jornalista e radialista Luís Cardoso, aos 65 anos, em São Luís

 Titular de um dos blogs mais populares do Maranhão, jornalista foi encontrado morto em sua residência. Luís Cardoso foi encontrado morto por familiares neste sábado (12). (Arquivo Pessoal) SÃO LUÍS - O jornalista e radialista Luís Cardoso, de 65 anos, foi encontrado morto neste sábado (12), em sua residência em São Luís. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas familiares acreditam que ele sofreu um infarto enquanto estava sozinho em casa. Ainda de acordo com a família, Luís Cardoso passou pelo menos dois dias sem dar notícias. Diante desse cenário, os familiares foram até a casa dele, arrombaram uma porta e o encontraram morto. Luís Cardoso iniciou a carreira jornalística em 1980, no jornal O Diário do Povo, e depois teve passagens por vários veículos da imprensa maranhense, como O Estado do Maranhão, Jornal Pequeno, Rádio Ribamar, TV Ribamar, O Povo do Maranhão e Rádio Capital, além de ser sócio-proprietário do jornal Atos & Fatos, do Diário da Manhã e do Jornal A Tard...