Pular para o conteúdo principal

Jornal: Guedes diz que chinês inventou o vírus, mas tem vacina menos eficaz

 


Segundo jornal Valor Econômico, Paulo Guedes não sabia que reunião estava sendo transmitida ao fazer comentários.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse em uma reunião do Conselho de Saúde Complementar que o "chinês inventou o vírus", informa hoje o jornal Valor Econômico.


Ainda de acordo com a publicação, Guedes complementou a sua colocação dizendo que a vacina da China é menos efetiva do que a dos americanos.


Ele usou o exemplo ao defender, segundo o jornal, o aumento da participação da iniciativa privada em setores econômicos, como na saúde.


Ainda segundo o Valor Econômico, Guedes não tinha conhecimento de que a reunião estava sendo gravada e transmitida por redes sociais. O jornal ainda diz que o ministro disse "não mandem para o ar" ao ser informado da gravação e pediu para fazer esclarecimentos sobre declarações sobre a saúde e educação pública.


Nas declarações, Guedes não citou especificamente a qual vacina chinesa se referia. No Brasil, é aplicada a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Há um mês, o ministro foi vacinado com a primeira dose justamente com essa vacina.


A comparação de eficácia de vacinas feita por Guedes é reprovada por especialistas, uma vez que os testes clínicos são realizados em condições diversas e o importante, na avaliação deles, é que um imunizante se mostre capaz de ajudar no controle da doença.


A CoronaVac teve o uso emergencial aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) após apresentar taxa de eficácia global superior a 50%, o mínimo exigido. Houve variação nas taxas de eficácia em testes realizados em diferentes países do mundo (Brasil, Turquia e Chile), o que reforça a visão dos especialistas.


As vacinas americanas Moderna e Pfizer apresentaram taxas superiores a 90% de eficácia em testes clínicos, mas ainda não estão sendo aplicadas no Brasil.


Em relação à origem do coronavírus, apesar dos primeiros casos da doença terem sido registrados na China, não há nenhum indício de que o vírus "foi inventado" no país, como disse Guedes. A principal suspeita é de que o primeiro contágio humano se deu após contato com animais silvestres.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um empresário é morto a tiros na Grande São Luís

 Pelas informações, o empresário, dono de uma revenda de gás, reagiu a um assalto acabou levando o tiro fatal. O empresário Ivan Monteiro, conhecido como "Ivan do Gas", foi assassinado a tiros, na manhã desta quinta-feira (30), no Residencial Turiü-ba, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luis Pelas informações, o empresário, que trabalhava no ramo de revenda e distribuição de gás, foi vitima de um assalto Ao reagir, Ivan foi atingido por um disparo fatal na artéria femoral, o que provocou um sangramento grave. Um vídeo que circula em grupos de what-sapp mostra o momento do ataque contra o empresário. O empresário chegou a ser so-corrido imediatamente e levado ao hospital da cidade, mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu. A policia trabalha para identificar e prender os autores da ação criminosa.

O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4).

  O cantor Agnaldo Rayol morreu, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4) após sofrer uma queda em sua residência, localizada em Santana, na zona norte de São Paulo. No momento do acidente, ele estava acompanhado por um cuidador da família e estava lúcido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado. Segundo a assessoria de imprensa do artista, a ambulância demorou a chegar. Rayol foi levado ao Hospital HSanp, também em Santana, onde foi atendido por um corte na cabeça. Reconhecido por sua voz de barítono, Agnaldo Rayol fez carreira como cantor e apresentador em várias atrações da televisão brasileira. Entre seus maiores sucessos estão as interpretações de canções italianas, como “Mia Gioconda” e “Tormento D’Amore”. Em nota, a assessoria do cantor ressaltou a importância de sua trajetória: “Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agra...

Médico maranhense é encontrado morto em casa e causa comoção nas redes sociais

O médico Gilson Moraes, especialista em Oncologia, foi encontrado morto em sua residência nesta quinta-feira, 24 de julho. Ele tinha 47 anos.   O médico atuava no Hospital Aldenora Bello e na UDI Rede D’or, sendo muito elogiado por sua atuação. Ele é formado pela UFMA no ano de 2003, mas também tinha registros no CRM do DF e de Minas Gerais. A sua morte trouxe comoção nas redes sociais com muitos depoimentos de pessoas que foram atendidas pelo profissional, que era classificado como médico humano e muito competente.