A maré subiu e uma forte ressaca atingiu as praias do litoral de São Paulo na tarde de domingo (23). Um vídeo obtido pelo G1 mostra o momento em que o mar em uma praia de Guarujá invade a faixa de areia e arrasta cadeiras, guarda-sóis e, até mesmo, alguns banhistas que aproveitavam o dia ensolarado. A previsão é que a maré continue alta nesta segunda-feira (24).
A previsão para a região já era de maré elevada no domingo, conforme divulgado pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas na Unisanta (NPH-Unisanta), mas o nível do mar aumentou mais do que o esperado.
As imagens foram gravadas por banhistas no meio da tarde, na Praia de Pitangueiras, quando a ressaca atingiu o litoral paulista. O vídeo mostra a força do mar que arrasta cadeiras e, no início, é possível ver que até uma mãe com uma criança no colo é arrastada pelas ondas.
O mar avançou na Praia do Tenório e arrastou turistas neste domingo (23) em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo (veja vídeo acima). Com ressaca e mar grosso, as ondas invadiram a faixa de areia de várias praias e arrastou mesas, cadeiras, barracas e itens de banhistas.
Na Praia do Tenório, a ambulante Brenda Andrade, que trabalha vendendo jogos da loteria pelas areias, registrou o momento em que o mar arrastou muitos turistas por volta de 12h.
"A praia estava com maré alta e as ondas do fundo estavam muito grandes mesmo. Na hora que tirei o celular para gravar aconteceu tudo isso. Bastante gente se machucou, crianças e idosos se afogaram. Chamaram até a ambulância", disse a jovem de 18 anos.
De acordo com a Defesa Civil, além do Tenório houve registro de avanço do mar nas praias da Fazenda, Itaguá, Toninhas e Praia Grande. O órgão informou que faz rondas pelas praias da cidade.
Seis pessoas ficaram feridas. A mais grave sofreu uma fratura na perna e foi socorrida pelos Bombeiros na Praia do Tenório. Outras cinco tiveram ferimentos leves e foram levadas à Santa Casa.
Segundo relatos de testemunhas, banhistas foram arrastados pelas ondas e ao menos seis deles ficaram feridos. Uma mulher foi socorrida pelo GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos) com torção no tornozelo.
A empresária Evelyn Filetti, 39, que estava na Mansão Tenório Beach Club, filmou o exato momento em que as ondas atingiram a faixa de areia. “As pessoas estavam desesperadas tentando recuperar seus pertences. Outras corriam no sentido contrário das ondas.”
Por estar no alto de um morro, onde fica a mansão, a empresária conseguiu observar as ondas antes que atingissem a faixa de areia. “Pegou todo mundo de surpresa e não deu tempo para salvar nada”, contou.
“Parecia um filme de terror. Vi muitos turistas desesperados, muita gritaria e, na correria, alguns banhistas foram pisoteados”, disse a publicitária Marcela Diniz Honório, 45, de São Paulo, que estava na faixa de areia e perdeu alguns pertences. “Inclusive, pelo tamanho da onda, vi uma mulher quase se afogar em plena areia. Foi horrível.”
Ainda em Ubatuba, a força do mar destruiu o calçadão da avenida Nove de Julho, próximo ao Aquário, no centro, que havia acabado de ser reformado pela prefeitura em dezembro passado, justamente após ter sido destruído por outra ressaca. Ninguém ficou ferido.
Por volta das 11h30, uma embarcação do GBMar retirou o corpo de um morador de rua que caiu de uma ponte na praia do Perequê-Açu, região central de Ubatuba, mas o caso não está relacionado com a ressaca, segundo o órgão.
Comentários
Postar um comentário